O preconceito não tem peso físico que possa ser contabilizado em uma balança, mas pesa bem mais que o corpo de um gordo.

O preconceito não tem sexualidade nem preferência por gênero, mas é tão violento quanto um estupro.

O preconceito não tem cor visível, mas com toda certeza é bem mais escuro que a pele de um negro.

O preconceito não tem preço ele é distribuído de graça, o preconceito é vivo e se move com rapidez de um lince, espalha-se como um vírus, impregna o mundo e permanece anônimo mesmo quando esta mostrando a cara.

Dê voz a sua luta, seja contra o preconceito seja ele em que seguimento social esteja, o peso do preconceito pode ser grande,

porem o peso da sua força é bem maior.(Milly Costa)

Páginas

10 de nov. de 2011

O Preconceito e Outras Coisas Parecidas 1ª Parte

 "Aquilo que eu conheço eu amo, aquilo que eu não conheço odeio.
Aquilo que eu entendo eu apoio, aquilo que eu não entendo eu julgo.
Aquilo que me convém eu compartilho, aquilo que não me convém eu rebaixo."


É assim que são as pessoas em virtude dos acontecimentos do mundo, muito Eu, quase nunca Nós, muito julgamento, pouco Apoio muita conveniência e pouco mais muito pouco compartilhamento. Todos somos em partes preconceituoso de alguma forma, se levarmos em consideração que temos pre-conceitos sobre as coisas ou seja conceitos antecipados das varias coisas que existem a nossa volta. O que difere é apenas o fato de alguns de nós procurarmos conhecer aquilo que não conhecemos, e mesmo que não faça parte do nosso estilo de vida, apenas aceitamos e viramos a pagina.

Mas as pessoas já estão tão acostumadas em serem juízes das vidas alheias que continuam julgando os outros até quando está sendo também julgado, o que eu estou querendo dizer com isso? Explicação:

A Nana e eu estávamos em busca de outros grupos que lutam contra preconceitos para nos unirmos aqui no blog, e um grupo que luta contra Homofobia disse para a Nana que não se juntaria a nós porque gordo não sofre preconceito, porque ninguém mata gordos....

Visitando o grupo de apoio a mulehres gordinhas no face book, vi uma menina ser discriminada por varias mulheres do grupo porque ela era magra e malhada, então lá não era o lugar dela foi o que disseram a menina....

Isso é puro e simples exemplo de pessoas que não entendem a posição que estão, não existe essa coisa de quem sofre menos com o que, ninguém quer ser excluído a idéia é que todos os grupos e todos os tipos de pessoas sejam unificados, todos colaborem entre si não que se formem subgrupos onde um desrespeite o outro, onde cada um lute por sua causa e ponto final. Porque se isso acontece não existe uma finalidade de acabar com o preconceito, já que você esta lutando por um tipo de descriminação e criando outro, isso ai é trocar seis por meia dúzia, não da em nada, não vai a lugar algum. 

Outra coisa muito comum e que quase ninguém fala, mas eu preciso falar porque isso me incomoda e muito é o preconceito religioso que virou uma batalhe entre o "bem e o mal" . Se você é cristão (e não estou me referindo a quem acredita no Cristo e sim a nomenclatura que se deu as pessoas da religião) você se torna alguém superior e isso lhe da o direito de atacar diretamente, verbalmente e ate fisicamente quem é umbandista, quem é de candomblé ou quem é espírita, você pode julga-los como adoradores do demônio, pessoas ruins, gente do mal que faz pacto com satanás, sodomitas, pessoas que matam crianças e assassinam animais e podem causar o mal a todos a sua volta... O que, que é isso, como assim, quem falou essas coisas, quem disse que isso é verdade de onde vem esse direito de falar tanta barbaridade?

Eu jamais, poderia deixar de citar, a barbaridade que é o preconceito contra  os negros, mesmo sendo muito debatido, ainda é e será comum ouvir as pessoas sendo preconceituosas e acharem que estão falando uma coisa totalmente normal, já se tornou tão corriqueiro que já não é mais percebido, uma amiga minha   uma pessoa de bom coração  de mente esclarecida e detalhe filha e neta de negros, porem   de mãe com pele clara, diz sempre que não tem nada contra os negros, mas não namora um negro, um outro amigo disse que quando olha para um negro sente uma agressividade e por isso prefere não se relacionar com eles e ele é gay.

Então gente, o que é ou não é preconceito quem luta contra e quem cria, quem faz disso real e quem apenas nem percebe que esta sendo preconceituoso,  alguns dizem que é extremismo outros dizem que é bobagem apenas opinião, eu digo que é tudo apenas uma questão de costume, estamos acostumados a falar o quem vem a cabeça, sem pensar no impacto que isso causa nós outros, sem pensar no impacto social de tudo isso, é apenas pensar que é bobagem, que você não esta sendo ruim apenas esta expressando sua opinião.

Com tudo isso o mundo continua sendo esse lugar generoso, maravilhoso e sem barreias em que vivemos, cheios de boas pessoas fanáticas religiosas, ótimos amigos preconceituoso por simplicidade, maravilhoso lideres de grupos contra homofobia que são lipofóbicos, gordas que desrespeitam magras, mas está tudo bem afinal não é preconceito são só coisas parecidas     


Bjo da Gorda 

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. **Gostei..é isso mesmo, valeu sou seguidora¨¨¨¨
    obrigada por partilhar*)
    bjuusss

    ResponderExcluir
  2. bah... demais esse teu poste...
    preconceito existe em tudo, desde religião a tom de pele é mto complicado isso...

    estas de parabéns milly

    ResponderExcluir
  3. Olha Milly, tenho para mim que quem é contra o preconceito, é contra o preconceito no geral, seja ele contra negros, gordos, magros, gays, etc..Se isolar em grupinhos não vai adiantar. Excelente seu texto! Beijos! Rê!

    ResponderExcluir
  4. Tenho visto muito isso. Vários blogs Plus Size, postam coisas ridicularizando as magras. Eu me pergunto, como assim? Não queremos ser discriminadas e descriminamos. Todo ser humano merece respeito. TODO.

    Adorei seu blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Gostei dessa diferenciação que você faz aos cristãos, porque atualmente, esses são pessoas de determinadas religiões, portanto, eles dizem que "nós" somos pessoas do mundo, infiéis a Deus e outras merdas afins... isso parece um fundamentalismo cristão, isso sim.
    E, infelizmente, as pessoas "ainda" se prendem a conceitos caducos para condenarem umas às outras.
    Bjs & óteemo feriado \o/
    Esmaltes, Make-Up & Cia.
    rockuroutfit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post! Acabei de compartilhá-lo no Twitter e no facebook.

    só não publiquei no Blog, pois não o faria sem a devida autorização.

    Por falar em blog..... http://cotidianocego.blogspot.com

    ResponderExcluir

Bem vindo(a), obrigada pela visita !!!
Fique á vontade e não esqueça de seguir :)
Comentários são sempre bem vindos *-*

#WTFF??!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©