O preconceito não tem peso físico que possa ser contabilizado em uma balança, mas pesa bem mais que o corpo de um gordo.

O preconceito não tem sexualidade nem preferência por gênero, mas é tão violento quanto um estupro.

O preconceito não tem cor visível, mas com toda certeza é bem mais escuro que a pele de um negro.

O preconceito não tem preço ele é distribuído de graça, o preconceito é vivo e se move com rapidez de um lince, espalha-se como um vírus, impregna o mundo e permanece anônimo mesmo quando esta mostrando a cara.

Dê voz a sua luta, seja contra o preconceito seja ele em que seguimento social esteja, o peso do preconceito pode ser grande,

porem o peso da sua força é bem maior.(Milly Costa)

Páginas

24 de nov. de 2011

Continuando... O Preconceito e Outras Coisas Parecidas


Continuando o que disse no texto passado e quem não leu Clica Aqui e leia para poder se situar...

O preconceito parece algo distante logo quando a gente pensa nele parece algo grandioso e bem elaborado, nós não costumamos prestar atenção nesses pequenos detalhes, nessas minúcias que nós mesmos aplicamos que os nossos amigos e familiares aplicam dia e noite e que parecem apenas bobagens.

Quando a gente vê o marido dizendo para o nosso filho, homem não chora isso é coisa de “viado” (sim viado e não veado),  ou você é macho tem que brincar de bola, costumamos não da importância é normal um homem ensinar o filho como ser homem não é mesmo?
Quando vemos a mãe dizer para filha: homem é assim mesmo, eles sempre vão trair, mas é coisa de homem você tem que aceitar, ou quando as mães dizem: você tem que ser uma mulher maravilhosa para seu marido quando a gente casa vive para o homem.... A mãe precisa ensinar a filha como ser mulher não é mesmo?

Quando nossa amiga diz: nossa  não acredito que você esta namorando aquele negrinho, e você sorri tímida e pensa em terminar o namoro, ou quando sua amiga diz: fala serio que você vai namorar esse cara pobre do subúrbio. é só sua amiga te dando um bom conselho não é mesmo...

No ponto de vista do mundo contemporâneo só é preconceito aquilo que causa estardalhaço que chega ao extremo verbal ou físico, mas essas pequenas manifestações de preconceito são só bobagens , não são notadas,  quando alguém nota   tem sempre um outro alguém que diz você esta exagerando é só questão de opinião,  ate mesmo quando a coisa fica ao extremo físico e  verbalmente explicito  tem aquele que defenda e diga que é só questão de opinião.

Como assim, desde quando preconceito virou opinião?
Eu acredito que a necessidade de uma reavaliação social seja mais que urgente, pois estamos tornando as coisas simples demais, normais demais e tudo é permitido demais,  a que ponto vamos ter que chegar para que as pessoas comecem a perceber que cada pequeno gesto como esses citados nós dois texto são os geradores dos gestos maiores , que são esses detalhes que alimenta essa massa de violência, esse aumento desenfreado de crimes por ódio.

Quanto de normalidade e de bobagem há nessas frases? Será que alguém mais já parou para pensar nisso... Depois desses dois textos, quantas vezes você já reparou em quantos amigos, familiares e até você mesmo falou uma “bobagem” cheia de preconceito embutido e nem notou? Precisamos de muito mais que ler os textos sobre preconceito e achar bom, interessante e apoiar, precisamos é praticar o não preconceito eliminando os menores para que eles não alimentem os maiores.

Bjo da Gorda
Visitem meu blog A Gorda Revolucionaria

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. È verdade,as vezes falamos coisas, que para nós parece ser normal, e para o outro tem um peso,já falei coisas, mas me policio sempre, pois sei que preconceito gera preconceito,peço desculpa de alguma forma quando vejo que forcei a barra , sempre procuro respeitar o próximo, se exijo respeito tenho que começar a dar respeito para ser respeitada,agradeço á Deus a mãe e pai que tenho pois eles sempre me ensinaram a respeitar o próximo independentemente ,do seu jeito,da sua classe social,racial,religiosa...
    Bjão!!!

    ResponderExcluir

Bem vindo(a), obrigada pela visita !!!
Fique á vontade e não esqueça de seguir :)
Comentários são sempre bem vindos *-*

#WTFF??!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©